Eleição Virtual

O sistema de eleição virtual garante segurança da informação, praticidade para o eleitor e agilidade na apuração dos votos.​

Módulo de Configuração

 

• Cadastro da eleição: defina o período da votação, o número de candidatos por eleitor e demais configurações


• Cadastro de seções eleitorais: defina as seções (urnas virtuais), o horário de funcionamento, o mesário responsável e para maior segurança cadastre o endereço IP da seção


• Cadastro de mesários: para ativar a urna virtual, o mesário responsável deverá entrar com sua matrícula e senha


• Cadastro de eleitores: nomes e matrículas.


• Cadastro de candidatos: código eleitoral, nome e foto.


• Cadastro de cargos: podem ser disputados vários cargos em uma mesma eleição.

Módulo de Apuração

 

  • Monitoração em tempo real: acompanhe o andamento da eleição em tempo real. O sistema exibe por seção eleitoral o percentual de eleitores que já votaram. Na imagem abaixo, a seção 10 já encerrou a votação e já pode ser feita a apuração.

• Relatório de eleitores: consulte a lista de presença por seção eleitoral e veja quais eleitores já votaram. Não é possível saber qual candidato o eleitor votou porque o voto é secreto.


• Apuração dos votos: A apuração dos votos é feita por urna e o resultado é somado ao quadro geral. A imagem abaixo mostra uma apuração parcial (66,67% das urnas apuradas) para o cargo de Conselho Administrativo. É possível visualizar o resultado urna a urna, por candidato e por cargo.

Urna Virtual (Módulo de Votação)


A Urna Virtual foi baseada na urna eletrônica do governo federal. O eleitor deverá digitar o código do candidato e em seguida a foto do candidato é exibida. O eleitor poderá então Confirmar ou Corrigir. Ele também poderá votar “Em Branco”.

A votação poder ser feita usando computadores ou tablets. O sistema é compatível com todos os browsers.

Na imagem abaixo, o sistema exibe 5 espaços na parte inferior. Esses espaços indicam que o eleitor tem que votar em 5 candidatos diferentes. À medida que ele vai confirmando seus votos, as fotos dos candidatos vão aparecendo na parte inferior como mostra a figura. Após confirmar os candidatos, o sistema vai para o próximo cargo eletivo e o processo se repete até o eleitor finalizar seu voto. A urna exibe mensagem de "FIM"  e fica bloqueada aguardando o mesário ativá-la com sua senha e matrícula do próximo eleitor.


A quantidade de votos por cargo é configurável. Pode-se configurar um voto do eleitor por cargo, igual a eleição do governo ou pode-se configurar vários votos por eleitor como nesse exemplo.

© SMATEC